Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho realiza seminário online sobre normalização de processos nos transportes públicos e escolares

2023-06-28
"Autoridades de Transportes: A importância da normalização dos processos nos transportes públicos e escolares” é o tema do seminário online que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove amanhã, dia 29 de junho, das 10h00 às 12h30. Este evento faz parte do projeto "SATDAP - Capacitação da Administração Pública", cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020, e marca o encerramento das suas atividades. 

O programa do seminário contempla diversas apresentações e discussões relevantes sobre o tema em destaque, que será explorado a partir de três perspetivas distintas: do regulador, de uma autoridade de transportes e de um operador, constituindo uma oportunidade para profissionais e especialistas do setor de transportes públicos e escolares trocarem conhecimentos e experiências sobre a importância da normalização dos processos de gestão.  

O seminário terá início com a intervenção de Bruno Caldas, primeiro secretário da CIM Alto Minho, que irá abordar a motivação da CIM Alto Minho para o desenvolvimento deste projeto. Logo após, será a vez de Tiago Pina, consultor da TIS, apresentar os resultados alcançados com o projeto, seguindo-se a intervenção de um representante da AMT (Autoridade da Mobilidade e dos Transportes) que abordará a perspetiva do regulador sobre a normalização dos processos de gestão. 

Rui Lopo, administrador da TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa), irá partilhar a visão da instituição sobre a necessidade de normalizar os processos, e Ricardo Afonso, administrador da EVA Transportes, trará o ponto de vista do operador sobre as exigências do RGSPTP (Regulamento Geral de Segurança e de Práticas Tarifárias e de Pagamento) e a normalização dos processos. No encerramento do seminário, Susana Castelo, CEO da TIS, fará as notas finais, destacando as principais conclusões e considerações do evento.

O projeto SATDAP, desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), teve como objetivo principal a implementação de novas metodologias de gestão e modernização administrativa nas autoridades de transporte de âmbito municipal/ local e intermunicipal. Além disso, foram adotadas medidas de análise e gestão de risco, visando garantir práticas mais eficientes que promovam a sustentabilidade das atividades municipais e a satisfação dos clientes/ munícipes. A norma ISO 9001/2015 foi adotada como referência, nomeadamente ao nível da gestão estratégica e da gestão de risco.

Para mais informações sobre o programa do seminário, formulário de inscrição e acesso à plataforma Zoom, clique AQUI.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi