CIM Alto Minho leva clubes de remo à Irlanda para partilha de experiências

2021-09-03

Decorreu no passado fim de semana (dias 28 e 29 de agosto), em Ennis (County Clare), na Irlanda, a primeira reunião transnacional do projeto R.O.S.E – Rowing and Outdoor Sports For Education, realizada no âmbito do programa Erasmus+ e que envolve três territórios europeus: o Alto Minho (Portugal), Clare County (Irlanda) e Pays de La Loire (França).

Organizada pelo parceiro anfitrião Clare Sport Partnership, cada um dos parceiros do projeto – CIM Alto Minho, We Atlantic, Comité Regional Olympique et Spotif des Pays de la Loire e Ligue D'aviron des Pays de la Loire - fez-se representar por uma delegação composta por educadores desportivos/ treinadores dos clubes de remo de cada região, tendo estado presentes em representação do Alto Minho o Clube VRL – Viana Remadores do Lima e o Sporting Club Caminhense, que fazem parte do Grupo de Ação Local do projeto.

Estes dois dias permitiram a troca de experiências/ boas práticas entre clubes e a capitalização de competências no ensino de remo, através da realização de ações de capacitação e workshops.

O primeiro dia foi dedicado essencialmente à troca de metodologia e ferramentas, nomeadamente a construção de "Fichas Pedagógicas” e à pré-validação de diagnósticos temáticos (Remo e Saúde, Remo e Inclusão e Remo e Ambiente), que estão a ser desenvolvidos e produzidos em cada um dos três territórios. As respetivas delegações puderam ainda experimentar o remo tradicional irlandês "currach” com o Clare Castle Currach Rowing.

No segundo dia, realizou-se uma visita ao Castle Connell Boat Club, um dos clubes de remo mais importantes da Irlanda. Uma parte do dia foi dedicada a uma ação de capacitação, na qual o diretor nacional da Federação Irlandesa de Remo (Rowing Ireland), Derek Bowen, apresentou o programa educativo  "Get-going-get-rowing”, que faz parte do currículo escolar das escolas da Irlanda, com uma adesão de 30.000 alunos ao longo do programa, durante um período de seis semanas por ano. Na segunda parte do dia, as delegações puderam assistir e participar ativamente  numa sessão de treino no rio Shannon, dedicada à preparação das atividades escolares. Foi possível assistir à prática de um método educativo concreto e muito interessante que favorece um ensino dirigido aos alunos, feito por outros alunos.

O projeto R.O.S.E tem como principal objetivo a promoção da educação através do desporto, com enfoque no desenvolvimento de competências na modalidade do remo, em três territórios europeus (Alto Minho, Clare County e Pays de La Loire), através da partilha de experiências e boas práticas entre treinadores e líderes de clubes.