Ir para o conteúdo
Sobre o GAL Costeiro LN

Sobre o GAL Costeiro LN

O GAL Costeiro do Litoral Norte é um organismo intermédio para a gestão dos fundos comunitários disponíveis no Portugal 2020 (no âmbito do PO Mar 2020 e do PO Norte 2020), que dão continuidade no ciclo de programação 2014-2020 à ação do GAC Litoral Norte/ PROMAR. Neste contexto, foi elaborado e consensualizado o documento "Valorização Costeira/ Pesqueira do Litoral Norte 2015-2020: Estratégia de Desenvolvimento Local & Parceria DLBC/GAL Costeiro” que instruiu e serviu de base à candidatura (1ª e 2ª fases) para a região do Litoral Norte, que mereceu parecer positivo da Comissão de Avaliação de Candidaturas do DLBC. 

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), na qualidade de parceiro gestor, em representação da parceria estabelecida, é a entidade responsável pela implementação da estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) aprovada. 

A atuação do GAL Costeiro do Litoral Norte, com apoio do Programa Operacional MAR 2020 (FEAMP), é realizada no âmbito da Prioridade 4: Aumentar o emprego e a coesão territorial, através da promoção do crescimento económico, da inclusão social e da criação de empregos e prestação de apoio à empregabilidade e mobilidade laboral nas comunidades costeiras e interiores dependentes da pesca e da aquicultura. No âmbito do Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020, os apoios contemplam fundos articulados (do FEDER e do FSE) no Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E).

Os desafios a que a estratégia da DLBC Costeira LN 2015-2020 pretende responder decorrem do diagnóstico efetuado, configurando domínios de desenvolvimento económico, empresarial, social, ambiental, cultural sobre os quais urge intervir no sentido de consolidar apostas já iniciadas, incentivar sinergias, criar valor acrescentado (processos e resultados) e, em síntese, promover mais e melhores resultados ao nível da qualidade de vida, do emprego, das competências, da competitividade e da coesão das comunidades costeiras/ pesqueiras e das organizações e fileiras da economia do mar presentes no LN.

Neste contexto, identificam-se os seguintes principais desafios para a valorização costeira/ pesqueira do território LN:

- Desafio 1: Preservação ambiental e defesa da linha da costa;

- Desafio 2: Valorização da cultura marítima e do património cultural;

- Desafio 3: Aumento da visibilidade externa do território e enriquecimento de produtos e serviços turísticos;  

- Desafio 4: Reforço do capital social e institucional;

- Desafio 5: Inovação e valorização económica das atividades e fileiras do mar;

- Desafio 6: Diversificação da atividade (ou base) económica local;

- Desafio 7: Estruturação e consistência do apoio ao empreendedorismo  de base local;

- Desafio 8: Qualificação e competências associadas ao desenvolvimento das fileiras do mar;

- Desafio 9: Emprego e empregabilidade;

- Desafio 10: Inclusão social e coesão.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi