Ir para o conteúdo
Visão, Desafios e Missão do LN

Visão, Desafios e Missão do LN

Visão

A visão proposta para o território de intervenção do GAL Costeiro Litoral Norte elege como pilares fundamentais para a construção do futuro das comunidades costeiras a sustentabilidade e a regeneração dos recursos e ecossistemas marinhos, compatível com a promoção do desenvolvimento económico, social e cultural, de forma a proporcionar oportunidades e qualidade de vida.

Em 2030, o Litoral Norte é reconhecido pela excelência ambiental, resultado da utilização sustentável e regeneradora dos recursos do mar, da salvaguarda dos ecossistemas e dos habitats marinhos e fluviais, sendo, simultaneamente, capaz de inovar e gerar oportunidades de criação de valor e de emprego mais qualificado e de valorizar o seu património cultural, garantindo assim acréscimos de qualidade de vida para as suas comunidades.


Desafios

No âmbito do processo participativo de envolvimento das comunidades e das instituições locais na construção da EDL do GAL Costeiro Litoral Norte, foi possível identificar um conjunto de desafios relevantes, aos quais se pretende dar resposta, a saber:

Desafio 1: Preservação e regeneração da biodiversidade e dos ecossistemas costeiros, marinhos e fluviais
A salvaguarda, regeneração e valorização dos recursos naturais, da biodiversidade e dos ecossistemas costeiros, marinhos e fluviais, bem como a sustentabilidade dos recursos e produtos e atividades assentes no mar, constituem os pilares da criação de uma Economia Azul. A resposta a este desafio deve assentar num conjunto de ações coerentes e articuladas entre si.

Desafio 2: Valorização do património cultural e das tradições marítimas
O desenvolvimento sustentável de territórios costeiros exige o reforço e a valorização permanente do património cultural, físico e imaterial, de que estas comunidades costeiras são detentoras e depositárias. Este constitui um dos desafios do Litoral Norte a enfrentar através de uma resposta estruturada em torno de um conjunto de ações e iniciativas.

Desafio 3: Reconhecimento do Litoral Norte enquanto polo de desenvolvimento do turismo e lazer assente nos recursos únicos e inimitáveis das comunidades costeiras
As atividades náuticas (com os centros náuticos – Centro de Mar) e a excelência do património natural e ambiental têm vindo a contribuir para aumentar a visibilidade externa e a notoriedade do território do Litoral Norte e das comunidades costeiras que lhe estão associadas. O turismo sustentável tem um papel de relevo na estratégia do Litoral Norte, que visa estimular o surgimento de novos fluxos turísticos aos quais o território deverá responder com a estruturação de uma oferta turística de qualidade e sustentável, que integre experiências autênticas e genuínas. Consolidar e reforçar esta oferta e projetar uma imagem e visibilidade externas adequadas constitui um desafio que pressupõe uma aposta consistente e continuada no tempo.

Desafio 4: Qualificação do capital social e institucional das comunidades piscatórias e costeiras
Trata-se de um desafio crucial e determinante para o sucesso de qualquer estratégia de desenvolvimento local que encontra tradução na implementação de soluções inovadoras de governação, participação e envolvimento do tecido institucional e das comunidades piscatórias e/ou costeiras nos processos de desenvolvimento e de tomada de decisão.

Desafio 5: Incorporação de inovação e valorização económica das atividades ligadas à economia do mar
As localizações de novos projetos de dimensão relevante nas áreas da energia azul, da aquacultura e o renascimento da construção e reparação naval, a par do surgimento de centros de conhecimento especializados, projetam a imagem de uma região que aposta na Economia Azul. O desenvolvimento da Economia Azul catalisa um conjunto de atividades, conhecimento e competências diversificadas que são fundamentais para assegurar a competitividade e sustentabilidade das empresas locais. Assim, torna-se necessário a criação de condições favoráveis à promoção do crescimento na cadeia de valor nas fileiras, produtos e serviços associados à economia do mar.

Desafio 6: Apoio ao empreendedorismo qualificado e ao investimento inovador
A emergência recente de dinâmicas e projetos empresariais em diversas áreas da economia do mar, ditam uma forte necessidade de focar a ação no apoio a um empreendedorismo mais qualificado, diferenciado e assente em conhecimento. Para o efeito, torna-se fundamental promover um apoio informado, estruturado e consistente à concretização de ideias e projetos avaliados como pertinentes e viáveis, e que contribuam para o aproveitamento das oportunidades que surgem para as pequenas e microempresas.

Desafio 7: Promoção de níveis de qualificação elevados e de competências associadas ao desenvolvimento da Economia Azul
Para o desenvolvimento da Economia Azul, a educação e a formação são fundamentais. Esta abordagem deve ser inclusiva e transversal a todas as áreas e a sua implementação deve iniciar-se no ensino pré-escolar e ensino básico e prolongar-se ao longo da vida, na promoção de ações de literacia sobre os Oceanos, quer em contexto escolar, quer no contexto do desporto escolar náutico ou de atividades extraescolares, com visitas orientadas aos espaços naturais e/ou centro de educação ambiental, etc.

Desafio 8: Inovação para a inclusão social
Numa perspetiva de desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras importa associar ações orientadas para combater a exclusão social numa lógica assente em soluções e projetos inovadores, que sejam capazes de dar resposta a múltiplos fatores e fenómenos novos com que as comunidades costeiras estão atualmente confrontadas e para os quais as respostas tradicionais não são adequadas.


Missão

A missão traduz uma orientação transversal que deverá nortear a ação global do GAL Costeiro Litoral Norte na construção, montagem, preparação e execução da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL). 

Estimular e apoiar o desenvolvimento de iniciativas, públicas e privadas, que aproveitam as oportunidades decorrentes da Economia Azul no Litoral Norte e, paralelamente, contribuem para tornar as comunidades costeiras e piscatórias mais resilientes, culturalmente mais vivas, inseridas em ecossistemas costeiros, marinhos e fluviais sustentáveis e preservados.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi