GAC Alto Minho participou no Salão de Inovação Rural de Arcos de Valdevez

2013-05-15

O Grupo de Ação Costeira do Litoral Norte (GAC Alto Minho) participou entre os dias 10 e 12 de maio, no Salão de Inovação Rural, que decorreu em Arcos de Valdevez. Esta iniciativa pretendeu não só apresentar bons exemplos de iniciativas marcadamente empreendedoras e inovadoras no Alto Minho, mas também envolver um conjunto de atores chave que potenciem a alavancagem de inovações com aplicação empresarial.

A participação do GAC Alto Minho permitiu a promoção de alguns projetos aprovados no âmbito do Eixo 4 - Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca do PROMAR (Programa Operacional da Pesca 2007-2013), considerados casos de sucesso de empreendedorismo e de inovação, designadamente pela valorização de um recurso natural proveniente do mar, as algas marinhas, para fins cosméticos como os sabonetes e para a fabricação de um bioestimulante vegetal (Algabiodubo), com usos diversos quer na agricultura biológica, quer ao nível da produção agrícola local.

Recorde-se que o Eixo 4 do PROMAR engloba um conjunto de medidas que visam o reforço da competitividade das zonas de pesca e a valorização e reconversão de atividades relacionadas com o sector em zonas onde a atividade piscatória é ainda uma referência, numa perspetiva de auto sustentabilidade.

Este eixo é gerido localmente pelo GAC Alto Minho, que assume a qualidade de organismo intermédio da Autoridade de Gestão do PROMAR, tendo por funções delegadas a dinamização, receção, avaliação e acompanhamento dos projetos. A área geográfica de intervenção abrange as 21 freguesias litorais e estuarinas de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima é a entidade gestora da parceria estabelecida para a zona costeira do Litoral Norte - GAC Alto Minho, cuja estratégia de desenvolvimento sustentável foi reconhecida a 15 de Julho de 2009, pela Autoridade de Gestão do PROMAR, englobando um apoio público na ordem dos 2,9 milhões de euros para o período de 2010-2013.